Festa em homenagem aos Pretos Velhos

No dia 13 de maio, a TUNGRA vai homenagear a todos os pretos velhos, entidades de luz e sabedoria que ajudam e amparam todos àqueles que buscam por auxílio

Resultado de imagem para pretos velhos pai benedito das almas

Em nossa casa, o guia responsável pela doutrina e pela benção dos trabalhos é o preto velho Pai Benedito das Almas, guia da coroa do Babalorixá da TUNGRA, Pai Orlando d’Ogum.

Os pretos velhos, acima de tudo, representam a humildade, a força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam. Curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Com seus cachimbos, fala pausada, tranquilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e de religião. São extremamente pacientes com os seus filhos e, como poucos, sabem incutir-lhes os conceitos de karma e ensinar-lhes resignação.

Para muitos, os Pretos-Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos. Alguns os consideram como psicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais. Para outros, são verdadeiros exorcistas que lutam, com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos Exus, como desfazedores de trabalhos. Também combatem as forças negativas (o mal), espíritos obssessores e kiumbas.

pretavelha1

Nem todos os pretos velhos são povos quem vivenciaram o período da escravidão. No processo cíclico da reencarnação, passaram por muitas vidas anteriores e podem ter sido: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, entre outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam, escolheram ou foram escolhidos para voltar à terra em forma incorporada de Preto-Velho. Outros, nem negros foram, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo-forma.

Características:

Linha e Irradiação: Todos os Pretos-Velhos vem na linha de Obaluaiê, m
as cada um vem na irradiação de um Orixá diferente.

Guias: Muitos dos Pretos-Velhos gostam de Guias com Contas de Rosário de Nossa Senhora. Alguns misturam favas e colocam Cruzes ou Figas feitas de Guiné ou Arruda.

Roupas: Preta e branca; carijó (xadrez preto e branco). As Pretas-Velhas às vezes usam lenços na cabeça e/ou batas. Alguns Pretos-Velhos usam chapéu de palha.

Bebida: Café preto, chás, vinho tinto, vinho moscatel, cachaça com mel (às vezes misturam ervas, sal, alho e outros elementos na bebida).

Dia da semana:  Segunda-feiraResultado de imagem para preta velha cachimbo

Chakra atuante: Básico ou sacro

Planeta regente: Saturno

Cor representativa: Preto e branco

Saudação: “Adorei as Almas”

Fumo: Cachimbos ou cigarros de palha.

Obs: Os Pretos-Velhos às vezes usam bengalas ou cajados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s