Xirê para o orixá Logun Edé

Homenageado na Umbanda em 19 de abril, o Orixá Logun Edé será saudado em nossa casa com um Xirê (toque) na gira do sábado, 15 de abril.

Resultado de imagem para orixá logun edé desenho

Logun Edé

Outros nomes: Logunedé

Saudação: Logum iê!

Dia da Semana: Quinta-feira

Dia do ano: 19 de abril.

Sincretismo: Santo Expedito

Elemento: Água e terra.

Natureza: Margens dos rios que ficam nas matas

Símbolos: Abebê e Ofá. Cavalo marinho

Domínio: Riqueza, fartura e beleza

Cor representativa: Azul turquesa com amarelo ouro

Oferendas: As mesma de Oxum e Oxóssi

Bebida: As mesmas de Oxum e Oxóssi

oxum e oxossi1

Oxóssi e Oxum são os pais de Logun Edé

É um orixá africano filho de Oxum  e Oxóssi. Vive seis meses nas matas caçando e seis meses nos rios pescando. É cultuado na nação Ijexá como sua mãe, mas também nas nações Ketu e Efan, sendo o seu culto muito difundido no Rio de Janeiro. No entanto, existem outras versões acerca de sua filiação. Se na maioria dos mitos, Logunedé surge como filho de Oxum e Oxóssi, em outros, um pouco mais raros, aparece como filho de Ogun e Iansã.

Simultaneamente caçador e pescador, Logunedé é o herdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi que se fundem e se mesclam como mistério da criação, trata-se de um orixá que tem a graça, a meiguice e a faceirice de Oxum à alegria, à expansão de Oxóssi. Se Oxum confere a Logunedé axés sobre a sexualidade, a maternidade, a pesca e a prosperidade, Oxóssi lhe passa os axés da fartura, da caça, da habilidade, do conhecimento.

Essa característica de unir o feminino de Oxum ao masculino de Oxóssi, muitas vezes o leva a ser representado como uma criança, um menino pequeno ou adolescente, formando mais uma tríade sagrada na História das religiões.

Santo-Expedito

Logun é sincretizado na figura de Santo Expedito

Logunedé não é um orixá “metá-metá”, ou seja, um orixá de dois sexos, embora divida o tempo com os pais, Logunedé é um orixá masculino. Ele é a beleza em pessoa, o encanto dos jovens, o namoro, o flerte. Rege a ingenuidade do jovem, a adolescência, a beleza adolescente. O seu encanto está no primeiro beijo, no primeiro abraço, no primeiro carinho. Está presente no brilho do olhar, no perfume das flores e numa paisagem singela. É também o deus da arte, o príncipe do que é belo, das águas doces, da caça, da alegria.

 

Logunedé está encantado nos pequenos animais, como o coelho, o porquinho-da-índia e os pequenos pássaros, no mato baixo, nas matas pouco densas e principalmente nos rios, sua morada predileta. Está ligado às artes de pintar, esculpir, escrever, dançar, cantar; como o seu pai Oxóssi e ligado ao banho, pois também é filho de Oxum, deusas das águas doces.

 

Características dos filhos de Logunedé

Resultado de imagem para logun ede

O Abebê e o Ofá são os símbolos de Logun, respectivos à Oxum e Oxóssi

O filho de Logun é superficial e nunca tem absoluta certeza do que deseja mudando suas opiniões a cada estação. É belo, e tem consciência disso. Vaidoso, sensual, charmoso e elegante (marcas de Oxum), transita com a mesma naturalidade nos mais diversos ambientes, vai da favela à alta sociedade, fazendo amizades com uma facilidade incrível, pois sua alegria e eterno bom astral cativam a todos.

Cauteloso, objetivo e sincero (marcas de Oxóssi), está sempre procurando ajudar alguém, seja com atos ou palavras, é sempre um ombro amigo. Tem imenso interesse em aprender e viver novas experiências, no entanto está sempre agindo por impulso o que o leva a embarcar em muitas “canoas furadas”. Eterno curioso não descansa enquanto não solucionar um problema ou descobrir um segredo, nisso pode se tornar um perigo já que capta com facilidade o íntimo das pessoas.

logun

Menino caçador: Logun Edé

Tem beleza marcante, mente arguta e sensibilidade à flor da pele, o que, quase sempre, o leva a se tornar candidato ao sucesso, fortuna e fama por intermédio das artes em geral.

O lado negativo dos filhos de Logun pode se tornar um transtorno. Estão sempre a um passo do limite em seus defeitos, são narcisistas, prepotentes, arrogantes e extremamente possessivos. Irritam-se e perdem o controle com facilidade e frequência.

Entretanto, quando conseguem dominar esse temperamento irascível, tornam-se pessoas agradáveis e de fácil convívio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s