Xirê em celebração ao dia do orixá Ossãe

No dia 1º de abril, a Tenda de Umbanda Nossa Senhora das Graças (TUNGRA), vai saudar Ossãe, com um xirê (toque) para este orixá, responsável pelo segredo das ervas sagradas

Ossain2

Ossãe é o orixá das ervas, das folhas sagradas e medicinais

Outros nomes: Ossanyin, Ossaniyn, Ossain, Ossanhe ou Ossanha, Agué (Jeje), Katendê (Bantu)

Saudação: Eweuá Ossãe ou Ewe! Assa! (Comida de Ossãe)

Dia da Semana: Quinta-feira

são benedito - ossain

No sincretismo, Ossãe é São Benedito

Dia do ano: 31 de março

Sincretismo: São Benedito

Elemento: Terra, ar

Natureza: Matas e clareira de matas (ar livre)

Símbolos: uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas, chamada de Opere ou Avivi

Domínio: Comanda as folhas medicinais e litúrgicas, chamadas de folha sagrada, que são utilizadas numa mistura especial chamada de abô. Muitas vezes, é representado com uma única perna. Cada orixá tem a sua folha, mas só Ossãe detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há axé, portanto sem ele nenhuma cerimônia é possível.

Saúde: problemas ósseos, reumatismo, artrite

Cor representativa: Verde, branco e todas as variações de verde dependendo da nação.

Oferendas: Banana frita; milho cozido com amendoim torrado; canjiquinha; farofa de fubá; abacate; bolos de feijão e arroz

Flores: Flores do campo

Bebida: Suco de hortelã, suco de goiaba, sucos de qualquer fruta

Características dos filhos de Ossãe

ossãe1

Ossãe

Os filhos de Ossãe são tidos como pessoas introvertidas, misteriosas e discretas. Não

gostam muito de opinar em assuntos que não lhe digam respeito. Além do mais, falam muito pouco sobre sua vida particular e do passado. Dão muito valor à sua liberdade e são pessoas pacientes. Também são apegados aos animais. O equilíbrio das emoções é outra característica marcante, ou seja: são do tipo voltado ao racional, e isso lhes confere um certo afastamento das questões sociais e da vida familiar.

Os filhos de Ossãe são sempre muito independentes, desde muito cedo, são bastante racionais e equilibrados, não gostam de badalações e preferem o isolamento. Gostam da terra, da mata, da vida e são muito dedicados à religião.

Os filhos de Ossãe não toleram enganações. O lado positivo é que são pessoas reservadas, estudiosas, sinceras, obedientes, são introspectivos e ao mesmo tempo alegres, cientistas de mão cheia, capazes de desvendar qualquer mistério. São corajosos, são pessoas que se entregam às pesquisas, a arte de curar, e desenvolvem poderes para benzeduras, chás, banhos e encantamentos, por conta de sua facilidade em aprender o domínio sobre as ervas. Como amantes são de veneta, às vezes são impossíveis, insaciáveis e às vezes se entregam por longo tempo à abstinência sexual. São profissionais altamente competentes e responsáveis por seu trabalho seja ele qual for. Não suportam brigas, mas quando irados são péssimos adversários.

Resultado de imagem para São Benedito ossain

Na Umbanda, Ossãe é saudado no dia 31 de março

Os filhos de Ossãe são dados ao estudo humano, sua tendência é sempre conhecer muito bem aqueles que os cercam. O lado negativo dos filhos de Ossãe: são feiticeiros, são verdadeiros bruxos dados à criação de poções mágicas para fazer sumir, fazer aparecer, pós-mágicos para toda espécie de coisas. São extremistas, capazes de acabar com a própria vida se for preciso. São traiçoeiros, são enganadores, articuladores, misteriosos, capazes de qualquer maldade.

Contudo sua presença é sempre muito desejada, pois possuem muito axé. Porém deve se lidar com os filhos de Ossãe com muito cuidado, pois eles têm uma leve impressão de estar sempre vigiando, passa às vezes uma forte carga negativa através do olhar. As pessoas com certeza têm a maior facilidade de absorver a negatividade e acabam caindo como mosca no mel, pois a força negativa dos filhos de Ossãe está concentrada no olhar. São vingativos, às vezes até mesmo covardes, pois trazem o inimigo para o seu habitat natural com a imposição para destruí-lo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s