Festa de Ciganos

No dia 28 de maio nosso terreiro celebrará a festa de Ciganos, mas quem são os ciganos?

Reza a lenda que o povo cigano se originou na Índia e ao longo do tempo se espalhou por todos os continentes. Isso condiz com a questão cultural associativa ao povo cigano de ser o “povo das estradas” que apreciam boa comida, boa musica e cores alegres.

São também conhecidos por nomes como Gitanos, Gypsies, Boêmios e Zíngaros. Sua linha de atuação na Umbanda é de uma falange que vem para auxiliar e ativar o amor, o autoconhecimento, a bonança e “boaventura” e magia em todos os caminhos. São seus instrumentos de trabalho e caracterização: as saias Ciganas coloridas, o baralho, o espelho, o punhal, os dados, os cristais, as moedas e medalhas. Conduzem muito de seu trabalho de encantamentos e magias ao olhar dentro das pessoas por seus olhos.

Em celebração a este dia de festa, serão sorteados dois consulentes para consulta com pombogiras ciganas.

Uma lenda sobre a origem do povo cigano: existia um Povo que vivia nas profundezas da terra, com a obrigação de estar na escuridão, sem conhecer a liberdade e a beleza dos dias. Um dia um deles resolveu sair e ousou subir às alturas e descobriu o mundo da luz e suas belezas. Feliz, festejou, mas ao mesmo tempo ficou atormentado e preocupado em dar conta de sua lealdade para com seu Povo, retornou à escuridão e contou o que aconteceu. Foi então reprovado e orientado que lá era o lugar do seu Povo e dele também. Contudo, aquele fato gerou um inconformismo em todos eles e acreditando merecerem a luz e viver bem, foram aos pés de Deus e pediram a subida ao mundo dos livres, da beleza e da natureza. Deus então, preocupado em atende-los, concedeu e concordou com o pedido, determinando então, que poderiam subir à luz e viver com toda liberdade, mas não possuiriam terra e nem poder e em troca concedia-lhes o Dom da adivinhação, para que pudessem ver o futuro das pessoas e aconselha-las para o bem.

Fonte: Luís Alberto Pimentas – escritor de livros sobre o Povo Cigano.

Salvem os Ciganos: Optcha!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s