Banhos e ervas na Umbanda

imagesCA1EZJOG

Importante componente em tratamentos espirituais na Umbanda, os banhos de ervas já eram usados pelos povos antigos para as mais variadas finalidades, mas especialmente com dois objetivos principais:

  • Eliminar vibrações negativas: banhos de descarrego
  • Adquirir vibrações positivas: banhos de energização

Banhos de descarrego

O banho de descarrego serve para limpar o campo magnético e eliminar larvas astrais que se fixam magneticamente na aura fazendo, assim, uma limpeza total das baixas vibrações.

Na Terra existe abundância de energias negativas e chamada Egrégora (força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas quando se reúnem com qualquer finalidade) cria larvas astrais, miasmas e toda sorte de vírus espirituais, que vão se aderindo a aura das pessoas. Por mais que haja vigilância de nossa parte, quando ocorre uma baixa vibratória, somos atraídos por essa Egrégora, podendo adquirir distúrbios psíquicos e doenças ou obssessões.

O banho de descarrego varia de acordo com os fluídos negativos acumulados por uma pessoa e de acordo com os Orixás que a pessoa traz em sua cabeça. O banho de descarrego com ervas deve ser tomado após o banho rotineiro, de preferência com sabão da costa, sabão neutro ou sabão de coco.

Um banho de descarrego não deve ser jogado brutalmente pelo corpo e sim suavemente, com o pensamento voltado para as falanges que vibram naquelas ervas ali contidas. Ao tomarmos o banho de descarrego podemos também entoar um ponto cantado, chamando os guias que vibram com aquelas ervas ali maceradas.

Existem banhos de descarrego que são comprados prontos, mas não são recomendados pois muitos não são preparados com a atenção necessária. O banho deve ser preparado com ervas frescas. Caso contrário, não há efeito positivo e/ou completo. Assim, as ervas apropriadas devem ser, preferencialmente, frescas, verdes, pois as secas ou desidratadas já perderam a maior parte de suas propriedades vibratórias positivas. No seu preparo, as ervas não devem ser cozidas, mas maceradas com água e ficar em repouso por uns 30 minutos antes de serem usadas.

Após um Banho de Descarrego é aconselhável que se tome algum Banho de Energização, com ervas de Oxalá ou com as ervas do Orixá do médium.

Ervas de descarrego em geral: alecrim, aroeira, arruda, folha de fumo, guiné, levante, palha de alho, pinhão roxo, alfavaca, sabugueiro, coentro, folha de café, folha de limão.

Importante tomar cuidado com essas ervas pois elas são fortes e servem para descarrego. Dessa forma, podem causar reações energéticas.

Já o banho de fixação serve para firmar no campo magnético todas as correntes vibratórias benéficas, ajudando a equilibrar o indivíduo. No médium, aumenta a capacidade receptiva do aparelho mediúnico, já que os chacras são desobstruídos, sendo de grande importância para a manutenção dos corpos sutis.

Embora se utilize elementos materiais, os banhos vão além do corpo físico, uma vez que a contraparte etérica será depositada sobre a aura, os chacras e o corpo astral que receberam diretamente o éter vital, bem como a parte astral dos elementos densos.

O banho de descarrego deve ser tomado sempre do pescoço para baixo e o de energização o corpo todo, incluindo a cabeça. O banho só será tomado de outra forma por orientação.

Após o banho, não se deve esfregar a toalha no corpo, pois isso cria cargas elétricas que podem anular total ou parcialmente os efeitos do banho.

O banho de fixação é utilizado para trabalhos ritualísticos e as ervas utilizadas estão diretamente relacionadas aos Orixás regentes do médium e às Entidades atuantes.

Os banhos naturais são aqueles provenientes da natureza como banho de mar, de cachoeira e de chuva.

Banho de sal grosso

Este é o banho mais comumente utilizado, devido à sua simplicidade e eficiência. O sal grosso é excelente condutor elétrico e “absorve” muito bem os átomos eletricamente carregados de carga negativa, que chamamos de íons. Como em tudo há a sua contraparte etérica, a função do sal é também tirar energias negativas aderidas na aura de uma pessoa. Então este banho é eficiente neste aspecto, já que a água em união como o sal “lava” toda a aura.

O preparo deste banho é bem simples: após um banho normal, deve-se banhar com uma mistura de um punhado de sal grosso em água morna ou fria. Este banho é feito do pescoço para baixo, não lavando os dois chacras superiores (coronário e frontal).

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos. Assim, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um banho de energização, já que além das energias negativas, também descarregaram-se as energias positivas, ficando a pessoa desenergizada.

Este banho não deve ser realizado de maneira intensiva (todos os dias ou uma vez por semana, por exemplo), pois ele realmente tira a energia da aura, deixando-a muito vulnerável.

As pessoas que tem os Orixás Oxum, Logun Edé e Nanã na coroa não devem fazer uso deste banho.

Banhos de energização

São recomendados para ativar e afinizar as forças dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo da Guarda.

Seus principais efeitos são ativar e revitalizar as funções psíquicas, para uma melhor incorporação, melhorar a sintonia com as entidades.

Este banho reativa os centros energéticos e refaz o teor positivo da aura. É um banho que devemos usar quando vamos trabalhar normalmente nas sessões. Também, podemos usá-lo regularmente, independente de trabalharmos ou não como médiuns.

Ervas para energização: rosas em geral, alfazema, erva cidreira, jasmim, colônia, camomila, folhas de mangueira, folhas de abacateiro, folhas de romã, canela, folhas de cajá, folhas do bambu.

Características de algumas ervas

Arruda: Ótimo protetor astral, desagrega larvas astrais e energias enfermiças. Quebra as formações energéticas negativas resultantes de acúmulos de pensamentos negativos e de atuações do baixo astral.

Alecrim: Para prosperidade, abertura de caminhos. Desagrega energias enfermiças, limpa e purifica o ambiente, criando uma “esfera” de proteção; boa contra obsessão; afasta a tristeza.

Aroeira: Usada para descarrego e para remover toda a negatividade. Usar do pescoço para baixo.

Alfazema: Ajuda a equilibrar nossas energias, limpa e purifica o ambiente trazendo a paz e harmonia.

Anis-estrelado: Atua melhorando nosso humor; desperta a intuição; torna o ambiente agradável e desagrega energias negativas. Usada para chamar dinheiro, melhorar a auto-estima e abrir os caminhos amorosos. Usada também para potenciar boas amizades, paz e triunfo quando usada na forma defumada em conjunto com outros ingredientes.

Absinto – Losna: Em banhos, ela desagrega fluidos negativos. Na defumação, afasta influência negativa.

Alho (casca): Desagrega as energias negativas de ordem sexual, protege contra influências negativas e purifica o ambiente.

Bambu: Contra influências negativas.

Botões de flor de laranjeira: Para o amor.

Camomila: Calmante, contra depressão e ansiedade.

Canela: Condensador de fluidos benéficos, destrói miasmas astrais; afrodisíaco; atrai a prosperidade.

Cebola (casca): Desagrega energias negativas de ordem sexual; afasta fluidos indesejados.

Capim limão / Capim Santo: Bom para acalmar e trazer bons fluidos.

Cravo: Afrodisíaco, estimulante, aumenta o magnetismo pessoal e atrai a prosperidade.

Eucalipto: Desagrega as energias negativas e enfermiças, renova as energias, equilibra o emocional e fortifica o espírito.

Erva Doce: Acalma e harmoniza o ambiente, desagregando energias enfermiças e nocivas.

Girassol (folhas): Excelente condensador de fluidos positivos; ajuda a aguçar a intuição.

Guiné: Facilita a comunicação com os bons espíritos, desagrega formas-pensamento de baixa vibração, transmite boas energias, elimina o cansaço e a indisposição e combate as obsessões de natureza sexual.

Hortelã: Bom para proteção e contra o desânimo.

Ipê amarelo: Para harmonizar ambientes.

Laranja (flor, folhas e casca): Estimula o amor nos tornando mais atraentes; também torna o ambiente mais agradável e “leve”.

Levante: Bom para proteção e abertura de caminhos, recuperar energia e dar ânimo. Quando usado em conjunto com o alecrim, traz clientes e atrai dinheiro..

Limão (casca): Queima os fluidos negativos e enfermiços.

Lírio: Bom para nos tornar mais puros, simples e humildes; estimula nosso lado compreensivo e amoroso.

Louro (“a folha do sacerdote”): Excelente para aguçar a intuição e para a prosperidade.

Maçã (folhas, flores e casca): Desperta nossa sensibilidade ao amor e aumenta nosso poder magnético de atrair o que nos agrada.

Malva: Acalma e desperta a sensibilidade.

Manjericão: Ótimo para tirar as energias negativas, trazer vida ao ambiente e às pessoas; aumenta o magnetismo pessoal; atua contra a depressão e ansiedade.

Maracujá (flor): Para fortalecer nossos laços de amizade.

Melissa: Acalma os ânimos e nos torna mais alegres; limpa e sutiliza o corpo astral.

Morango (folhas e fruto): Desperta o prazer em todos os sentidos.

Noz moscada: Aguça a intuição, ajuda na comunicação astral e é boa para a prosperidade.

Poejo: Ótima para proteção e para acalmar os ânimos.

Pitanga (folhas): Prosperidade e proteção.

Patchuli: Bom para o amor, a prosperidade e a intuição, fortalecendo o magnetismo pessoal.

Salsa: Usada para a proteção, afasta a negatividade.

Sálvia: Considerada a erva da saúde, serve para limpeza, proteção e intuição.

Rosa branca: Desperta o amor à espiritualidade.

Rosa vermelha: Desperta a paixão.

Rosa cor-de-rosa: Desperta o amor maternal, filial e fraternal.

Rosa Amarela: Desperta a energia positiva.

Romã (casca e flores): Utilizada para a prosperidade, protege contra as emanações provindas da inveja e do ódio.

Orquídea: Utilizada para a prosperidade, protege contra as emanações provindas da inveja e do ódio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s